Rock Católico - A história do rock católico em 25 músicas [Playlist]

Obs: Uma atualização rápida. Resolvi criar e disponibilizar aqui uma playlist no Spotify com algumas das músicas desse artigo espero que gostem. Fique como artigo😉.

Salve amados, a paz de Cristo. Essa semana, pra dar uma quebrada na sequência de aulas que vem sendo postado aqui no blog, hoje iremos abordar um assunto que eu, particularmente,  gosto muito! a musica cristã católica.

Sendo ainda mais especifico, falaremos sobre o Rock Católico Nacional.



Como ministro de música e guitarrista que sou, tenho enorme paixão pelo movimento do rock católico nacional e quero com essa postagem contar um pouco da historia do gênero em 25 músicas. A ideia é montar um playlist em ordem cronológica contendo clássicos do rock católico nacional (vou considerar somente bandas católicas nesse post, mas vale lembrar que elas tiveram grande influência de bandas protestantes).

O Brasil é um dos maiores celeiros do rock cristão no mundo, sento o primeiro a produzir músicas no hard rock e heavy metal para evangelização. O rock católico nada mais é do que uma das maneiras de enculturação da Fé, direção tomada pela Igreja após o Concílio Vaticano II.

Deixando claro que a ideia desse poste não é aprofundar o assunto, mas apenas apresentar as bandas e as músicas que eu considero que foram relevantes. Em um outro momento posso elaborar um artigo mais detalhado sobre o rock católico em geral.

A primeira música que escolhi colocar no playlist e que qualquer amante do rock católico nacional à escolheria para abrir essa seleção é:

1-Sangria (Cristoatividade).


Essa musica foi um verdadeiro hino para o rock católico em meados da década de 90, sendo gravado por 8 dentre 10 bandas existentes na época. foi gravada inicialmente pela banda Cristoatividade e foi regravada por bandas como Rosa de Saron que gravava seu primeiro disco na época denominado "Diante Da Cruz".



Puxando o gancho do rosa, vou colocar a segunda musica desse playlist:

2 - Noite Fria (Rosa De Saron).

Essa musica é do primeiro álbum do rosa mas foi também a musica de abertura do DVD acústico (Acho a letra dessa música sensacional).

Em 1996 surgiu uma das bandas mais consagradas no ramo, com o álbum "Alfa e Omega", Iahweh.

3 - Salve Rainha (IahWeh)


As próximas músicas da lista vão ser da banda Eterna, do álbum Shema Israel e Também do Rosa de Saron com o álbum, Angustia Suprema. Ambos os álbuns foram lançados em 1997.


4 - Piedade (Eterna).

5 - The Word (Eterna).

6 - Angustia Suprema (Rosa de Saron).

7 - Linda Menina (Rosa de Saron).

No ano de 1999 temos mais musicas da banda Eterna com o álbum Papyrus.

8 - Mary's Son (Eterna).

9 - Da Pacem Domine (Eterna).

No ano 2001 e 2002, temos musicas do álbum "Depois do Inverno" com Rosa de Saron e o primeiro álbum do The Flanders auto intitulado.

10 - No meu Coração (Rosa de Saron).

11 - Muitos Choram (Rosa de Saron).

12 - Logo apos o temporal (Rosa de Saron).

13 - Santo Anjo (The Flanders).


Ainda em 2002, Eterna lançava o disco "Terra Nova", dentre as músicas desse álbum entram na contagem:

14 - Terra Nova (Eterna).

15 - Working Man  (Eterna).


Em 2003 entra no cenário uma das bandas que mais curto, Ceremonya, em 2004 saiam as primeiras músicas e dentre elas entram na playlist:


16 - Thunder (Ceremonya).  Não encontrei essa no Spotify infelizmente.

17 - Sacramento da Cura (Ceremonya).


Também em 2005 a banda rosa de saron lança o álbum, "Casa de Espelhos" que veio com uma canção que se tornou um dos ícones da banda:

18 - Sem Você (Rosa de Saron).


Pulando agora para 2008, com o retorno da banda Iahweh, com o álbum "Neblin"  e esse foi pra mim um dos melhores dessa lista.

19 - Verdadeiro Amor (Iahweh).

20 - Eterno Deus (Iahweh).

21 - Neblin (Iahweh).

Ainda em 2008, com o lançamento do DVD acústico do Rosa de Saron temos uma das músicas que mais marcou minha caminhada:

22 - Como eu te vejo (Rosa de Saron).

Em 2010 temos outro trabalho da banda Ceremonya, e fica o destaque para:

22 - Igreja é o lugar da Mulekada (Ceremonya).

A partir daqui fica difícil continuar por que o rock católico se expandiu vertiginosamente, mas vou vender meu peixe aqui, no meu playlist vou colocar essa musica que foi lançada em 2010 com o primeiro álbum  chamado Em Tua Direção com o ministério Arcanjos Rock e Vida (essa infelizmente ainda não esta no Sotify):

23 - Em tua Presença (Arcanjos Rock e Vida).

Ainda no cenário nordestino vou colocar a galera do Lord Metal na list:

24 - Tua Fé (Lord Metal).

E pra fechar a list, uma musica do 2 álbum do ministério Arcanjos Rock e Vida:

25 - Ouça minha voz (Arcanjos Rock e Vida).

A PlayList fica por aqui, deixe sua opinião, vamos aumentar essa list, qual musica você incluiria?


Abraços. Paz!