DONS EFUSOS - Os 9 Dons Efusos ou Dons Carismáticos [Dons do Espírito Santo]

Dons Efusos ou Dons Carismáticos do Espirito Santo.

Como já falamos em postagens anteriores os Dons do Espirito Santo são divididos em 2 grupos:

  1. Dons Infusos 👉 Leia Aqui!
  2. Dons Efusos

Já abordamos em postagens anteriores os 7 dons do Espirito Santo infusos (Dons Infusos), isso é os dons que recebemos no nosso batismo. Hoje abordaremos os dons Efusos, também conhecidos como dons carismáticos.

Os 9 dons efusos

O que são Dons Efusos? O que são Dons Carismáticos?

Primeiro vamos esclarecer que ao falar de Dons Efusos ou Dons Carismáticos estamos nos referindo aos mesmos dons, logo podemos afirmar que são a mesma coisa.

Os dons Efusos são os "dons do serviço", ou seja, são os dons que o Espírito Santo concede ao seu povo e sua igreja para edificação e crescimento espiritual de seus membros. Logo podemos afirmar que os dons Efusos/Carismáticos são graça de Deus na igreja para ajudar a santificar os irmãos.

Diferente dos dons infusos que são recebidos no batismo, os dons carismáticos são recebidos em um momento de efusão (efusos) ou seja, quando passamos por uma experiência de pentecostes ou simplesmente quando pedimos a Deus (isso mesmo, basta pedir).

Os dons Efusos são um presente de Deus para o seu povo e sua igreja dado gratuitamente, isto é, não necessita de méritos nem de esforço humano. Trata-se de um presente que Ele já deseja nos dar, basta que a gente também o queira receber.

Para que você possa se aprofundar ainda mais recomendo o livro abaixo.

"Os Dons Carismáticos do Espírito Santo. O que São Para que Servem Como Recebe-los e Usa-los?"👇

Comprando pelo link acima você ajuda nosso trabalho de evangelização! 🙌🔥

Quais sãos os Dons Efusos?

dons efusos do espirito santo
Os dons Efusos do Espirito Santo São divididos em 3 grupos. Dons de Elocução, Dons de Poder e os Dons de Revelação, como podemos ver no diagrama acima.

São eles...

  1. Dom de Línguas.
  2. Dom de Profecia.
  3. Dom de Interpretação das Línguas.
  4. Dom da Fé.
  5. Dom da Cura.
  6. Dom de Milagres.
  7. Palavra de Sabedoria.
  8. Dom do Discernimento dos Espíritos.
  9. Dom de Ciências.

Dons de Elocução – Dom de Língua; Dom de Profecia e Dom de Interpretação de Línguas:

Dom das línguas - Tido como o menor dos dons, entretanto é a porta de entrada dos demais dons carismáticos. Na oração em línguas experimentamos do próprio Espírito orando em nós e por nós. A oração em línguas é um dom que serve para a edificação da própria pessoa.
 
O Espirito ajuda também a nossa fraqueza, porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito ora por nós com gemidos inefáveis. (Rm 8, 26)  
Quando oramos, falamos ou cantamos em língua saem de nossas bocas ruídos inexprimíveis que nós não compreendemos mas o Espirito Santo que conhece nosso coração nos ajuda a orar como convém. 

O dom de línguas possui ainda duas classificações: Glossolália e Xenolália.
  • Xenolália:  Na carta aos  Romanos a palavra de Deus se refere ao dom de línguas como gemidos inexprimíveis, ou seja, som inexplicáveis que não representam nenhum idioma. Nesse exemplo o dom é manifestado na forma de xenolália.
  • Glossolália: Já no livro de Atos, o dom de línguas se manifesta na forma de línguas estrangeiras (idiomas) nesse caso trata-se de um exemplo de glossolália. 
Dom de Profecia - Esse dom nos faz conhecer a vontade de Deus sobre uma determinada situação. Através da profecia, Deus nos exorta, corrige e anima. Vale lembrar que a verdadeira profecia sempre orienta para Cristo e que não contraria e nem acrescenta nada ao que nos revelam as Escrituras e o Magistério da Igreja. 

Dom de Interpretação das línguas - Esse dom não se trata da uma tradução, mas da capacidade de perceber o sentido da oração ou da profecia pronunciada em línguas. Com isso, podemos perceber o que o Senhor quer dizer em uma determinada circunstância. 

Dons de Poder – Dom da fé; Dom de Cura e Dom de Milagres:

Dom da Fé - Para compreender bem o Dom da Fé podemos fazer três divisões: fé teologal, fé virtude e fé carismática.  A fé teologal é aquela em que a pessoa acredita que Deus existe e nas verdades da Igreja.  Já fé virtude faz o homem confiar plenamente na realização das promessas de Deus e a viver os ensinamentos de Deus por amor e não como obrigação. Por fim, a fé carismática é aquela fé expectante, que opera maravilhas pelo poder do nome de Jesus, que até mesmo é  capaz de fazer obras maiores do que o próprio Senhor fez - Jo 14,12. 

Dom da Cura - O Dom da Cura foi-nos conferido pelo próprio Jesus quando nos envia com o mandato missionário (Mc.16,15-18). A cura se faz necessária desde que o homem rompeu com Deus, pelo pecado das origens, o plano que Ele tinha para nós. Precisamos de cura física, espiritual e emocional, cura das doenças, cura dos traumas e libertação do mal. Todos nós temos traumas e todos nós precisamos ser curados. Há muita necessidade de cura em nossos Grupos de Oração. Estamos amarrados e não conseguimos caminhar direito por conta desses traumas. Por isso, o primeiro passo é promover a cura dos servos, cuidando das ovelhas do Senhor.

Dom de milagre - Esse dom é a intervenção extraordinária de Deus na vida humana. Eles atestam que Deus está realmente presente no meio do seu povo e são consequência do exercício da fé carismática. Diferentemente da cura, que pode acontecer também com o auxílio da medicina, os milagres ocorrem quando não há mais possibilidades de um quadro ser revertido pela ciência. Podemos vivenciar milagres no hoje da nossa vida e o lugar privilegiado para isso é o nosso Grupo de Oração. 

Dons de Revelação – Palavra de Sabedoria; Palavra de Ciência e Discernimento dos Espíritos:

Palavra de Sabedoria  - Por meio desse dom o Espírito Santo nos revela qual deve ser o nosso comportamento, dando-nos clareza e direção para a vida, tendo sempre em vista a vontade de Deus. A sabedoria é de extrema importância em determinadas circunstâncias embaraçosas da vida, em momentos de aconselhamento e em situações concretas do nosso dia a dia como no matrimonio, na educação dos filhos, no trabalho, no relacionamento com os irmãos e na vida cristã.

Dom de Discernimento dos Espíritos - Esse dom permite identificar instantaneamente em nós, nas outras pessoas e na comunidade se o espírito que está impulsionando ou está influenciando uma atitude, desejo ou decisão é de Deus, de natureza humana ou maligna. É extremamente precioso para servos em geral, mas principalmente para quem exerce função de coordenação, pregação e animação de Grupo de Oração. Isso porque é comum a participação na assembleia de pessoas que, às vezes, na tentativa de ajudar acabam semeando a confusão.

O Dom de Ciência - O dom de Ciência é o dom pelo qual temos uma revelação particular e momentânea de algo que só Deus conhece como fatos, acontecimentos do passado, lembranças dolorosas, problemas entre outros. O Dom de Ciência geralmente se manifesta após o ciclo carismático. A palavra, imagem, sentimento ou cena vem à mente sem que a pessoa tenha preparado, ou pensado. O dom de ciência pode vir acompanhado pelo dom da palavra de sabedoria. O primeiro revela a situação e o segundo indica o como agir.  Ele pode ser usado na oração pessoal, revelando fatos sobre a própria pessoa e ajudando na santificação.

Reze conosco a Quaresma de São Miguel 👉 Quaresma de São Miguel

Referências

Dons Carismáticos RCC 

Dons Efusos Canção Nova

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem