DONS INFUSOS: Os 7 Dons do Espírito Santo

ENGLISH / ESPANHOL / 中國 (曼達林)



Hoje falaremos sobre os Dons do Espírito Santo e sobre suas importâncias para a caminhada de do cristão católico que deseja viver a santidade.

Os Dons do Espírito Santo são divididos em 2 grupos:

Dons Infusos e Dons Efusos.
O que diferencia esses dois grupos é a forma como recebemos esses dons e a finalidade para o qual eles são utilizados. Os Dons Infusos nós recebemos no batismo e são usados para nossa santificação, já os Dons Efusos, nós recebemos em um momento de efusão e são dons usados para santificação do povo de Deus. Nós ainda vamos nos aprofundar muito nos dons Efusos, mas hoje em especial nós vamos falar sobre os Dons INFUSOS. Ou seja, os dons que recebemos de Deus no dia do nosso batismo. Diferente dos dons efusos (que nós precisamos pedir a Deus, como é o caso do dom de línguas, profecia etc) os dons infusos você os têm desde o batismo. Então todos os dons que vou apresentar hoje aqui você já tem e já pode colocar em prática. No entanto, por muitas vezes nós passamos muito tempo afastados de Deus, sem exercitar esses dons nos acabamos atrofiando esses dons em nós de forma que até parece que esses dons estão mortos.
Mas na verdade não estão e você pode começar a usá-los ainda hoje. Não apenas pode como deve e precisa usá-los, pois os dons do Espírito Santo são “Auxiliares da Graça”. Nós devemos pensar nos dons do Espírito Santo como uma graxa que vai ser colocada em um portão emperrado. Sabe quando você tem que abrir e ele simplesmente não sai do lugar. Às vezes tentar caminhar sem exercer esses dons é como tentar abrir esse portão, às vezes chega a ser impossível. Mas quando você coloca graxa aquele portão abre sem dificuldades. Assis são os Dons do Espírito Santo - Um Auxiliar da Graça.

Por que Deus nos dá gratuitamente esses dons?

Por causa do pecado original. Nós nascemos com a mancha do pecado original e com uma inclinação ao mal fruto desse mesmo pecado. Para contrabalancear Deus quebra a mancha desse pecado no nosso batismo infundindo em nós (infusos) os seus Dons que atuam como uma predisposição à santidade.

QUAIS SÃO OS DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO?



1º - Dom de Ciência

Esse dom permite que o homem penetre na realidade do mundo e enxergue tudo sobre a luz de Deus.

Conheça mais sobre o Dom de Ciência clicando aqui!👈

2º - Dom do Entendimento ou Inteligência

Permite ao homem conhecer o íntimo das verdades reveladas por Deus e ter a intuição do seu significado mais profundo. Santíssima Trindade. O Amor de Deus. Transubstanciação.

Conheça mais sobre o Dom do Entendimento ou Inteligência👈

3º - Dom da Sabedoria

A palavra sabedoria vem do grego “sapere” que significa ‘ter gosto’. Esse dom é o sabor do conhecimento cristão.

4º - Dom do Conselho.

O dom do conselho permite ao cristão tomar decisões oportunas sem insegurança. É o dom da inspiração divina e providencial da maneira certa de agir no tempo oportuno.

5º - Dom da Piedade

O dom da piedade orienta nossas relações com Deus e com o próximo. É o dom da adoção filial. Pois passamos a enxergar a Deus como Pai e ao próximo como nosso irmão.

6º - Dom da Fortaleza

“o Reino dos céus sofre violência dos que querem entrar, e violentos se apoderam dele” (Mt 11,12). Capacidade de se manter firme na caminhada, mesmo diante da tribulação.

7º - Dom do temor de Deus.

O temor de Deus não necessariamente trata-se de ter medo de Deus (ou de um castigo de Deus) mas sim do medo de perder a amizade com Deus. É preciso que nós peçamos diariamente que Deus reforce em nós esses Dons, para que possamos conquistar o céu. Inclusive faremos isso hoje. Vamos rasgar o céu hoje e pedir a Deus a graça de renovar em nós o nosso batismo e renovar os 7 Dons!

Conheça também os Dons Efusos 👉 Dons Efusos.

📲🤳Faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/euprefirooparaiso

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns pela partilha desse tipo de contaúdo. Deus abençoe

    ResponderExcluir