DONS INFUSOS: Os 7 Dons do Espírito Santo

ENGLISH / ESPANHOL / 中國 (曼達林)



Hoje falaremos sobre os Dons do Espírito Santo e sobre suas importâncias para a caminhada de do cristão católico que deseja viver a santidade.

Os Dons do Espírito Santo são divididos em 2 grupos:

Dons Infusos e Dons Efusos.
O que diferencia esses dois grupos é a forma como recebemos esses dons e a finalidade para o qual eles são utilizados. Os Dons Infusos nós recebemos no batismo e são usados para nossa santificação, já os Dons Efusos, nós recebemos em um momento de efusão e são dons usados para santificação do povo de Deus. Nós ainda vamos nos aprofundar muito nos dons Efusos, mas hoje em especial nós vamos falar sobre os Dons INFUSOS. Ou seja, os dons que recebemos de Deus no dia do nosso batismo. Diferente dos dons efusos (que nós precisamos pedir a Deus, como é o caso do dom de línguas, profecia etc) os dons infusos você os têm desde o batismo. Então todos os dons que vou apresentar hoje aqui você já tem e já pode colocar em prática. No entanto, por muitas vezes nós passamos muito tempo afastados de Deus, sem exercitar esses dons nos acabamos atrofiando esses dons em nós de forma que até parece que esses dons estão mortos.
Mas na verdade não estão e você pode começar a usá-los ainda hoje. Não apenas pode como deve e precisa usá-los, pois os dons do Espírito Santo são “Auxiliares da Graça”. Nós devemos pensar nos dons do Espírito Santo como uma graxa que vai ser colocada em um portão emperrado. Sabe quando você tem que abrir e ele simplesmente não sai do lugar. Às vezes tentar caminhar sem exercer esses dons é como tentar abrir esse portão, às vezes chega a ser impossível. Mas quando você coloca graxa aquele portão abre sem dificuldades. Assis são os Dons do Espírito Santo - Um Auxiliar da Graça.

Por que Deus nos dá gratuitamente esses dons?

Por causa do pecado original. Nós nascemos com a mancha do pecado original e com uma inclinação ao mal fruto desse mesmo pecado. Para contrabalancear Deus quebra a mancha desse pecado no nosso batismo infundindo em nós (infusos) os seus Dons que atuam como uma predisposição à santidade.

QUAIS SÃO OS DONS INFUSOS DO ESPÍRITO SANTO?



1º - Dom de Ciência

O Dom de Ciência é um dos Dons Infusos do Espírito Santo, que capacita o homem a penetrar na realidade do mundo espiritual e enxergar todas as coisas sob a luz de Deus. O Catecismo da Igreja Católica (nº 1831) nos ensina que esse dom nos concede discernimento espiritual e nos ajuda a compreender a verdade divina que permeia todas as coisas.

Conheça mais sobre o Dom de Ciência clicando aqui!👈

2º - Dom do Entendimento ou Inteligência

O Dom do Entendimento, também conhecido como Dom da Inteligência, é um dos Dons Infusos do Espírito Santo. Ele capacita o homem a conhecer o íntimo das verdades reveladas por Deus e a ter a intuição do seu significado mais profundo. Esse dom nos permite compreender de maneira profunda e interior os mistérios da fé como:
  • Santíssima Trindade.
  • O Amor de Deus.
  • Transubstanciação.
Conheça mais sobre o Dom do Entendimento ou Inteligência👈

3º - Dom da Sabedoria

A palavra "sabedoria" tem suas raízes no grego "sapere", que significa "ter gosto". O Dom da Sabedoria é um dos Dons Infusos do Espírito Santo e representa o sabor do conhecimento cristão (prazer de conhecer e aprender sobre as coisas de Deus). Ele vai além do mero conhecimento intelectual, permitindo-nos compreender e experimentar profundamente a verdade revelada por Deus.

Conheça mais sobre o Dom da Sabedoria👈

4º - Dom do Conselho.

O Dom do Conselho é um precioso Dom Infuso do Espírito Santo que capacita o cristão a tomar decisões oportunas, sem insegurança. É o dom da inspiração divina e providencial, revelando a maneira certa de agir no tempo oportuno. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (nº 1839), esse dom nos auxilia a discernir a vontade de Deus em situações específicas.

Conheça mais sobre o Dom do Conselho👈

5º - Dom da Piedade

O Dom da Piedade é um dos Dons Infusos do Espírito Santo, que orienta nossas relações tanto com Deus quanto com o próximo. Ele nos concede a graça de enxergar a Deus como nosso Pai amoroso e o próximo como nosso irmão, fortalecendo o vínculo de adoção filial que temos com o Criador.

Conheça Mais sobre o Dom da Piedade👈

6º - Dom da Fortaleza

O Dom da Fortaleza é um dos Dons Infusos do Espírito Santo, que nos capacita a permanecer firmes em nossa caminhada mesmo diante das tribulações e desafios. Ele nos fortalece interiormente, concedendo-nos coragem, resistência e perseverança.

Jesus nos ensina no Evangelho de Mateus (11,12) que o Reino dos céus sofre violência e é alcançado por aqueles que lutam por ele. Nesse sentido, o Dom da Fortaleza nos capacita a enfrentar as dificuldades com coragem e determinação, resistindo às tentações, superando os obstáculos e perseverando no seguimento de Cristo.

Conheça mais sobre o Dom da Fortaleza👈

7º - Dom do temor de Deus.

Ao falar do Dom do Temor de Deus, é importante compreender que não se trata necessariamente de ter medo de Deus ou do castigo divino, mas sim do medo reverencial de perder a amizade com Ele. O Catecismo da Igreja Católica (nº 1831) nos ensina que esse dom nos ajuda a ter uma profunda reverência e respeito por Deus, reconhecendo Sua grandeza e amor por nós.

A Bíblia nos diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 9,10) e nos convida a temer a Deus e guardar os Seus mandamentos (Eclesiastes 12,13). Esse temor não é um temor de terror, mas um temor filial, uma preocupação sincera em não ofender a Deus e em manter um relacionamento íntimo com Ele.

Conheça mais sobre o Dom do Temor de Deus👈

Conheça também os Dons Efusos 👉 Dons Efusos.

📲🤳Faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/euprefirooparaiso

É imprescindível que busquemos diariamente a renovação desses Dons em nós, por meio de oração e abertura ao Espírito Santo, para que possamos trilhar o caminho rumo à vida eterna. Hoje, convidamos você a unir-se a nós nessa busca sincera pela renovação dos 7 Dons Infusos. Vamos abrir os céus em nossa vida, pedindo clamando a Deus a graça de renovar o nosso batismo e permitir que esses Dons se manifestem plenamente em nossa vida.

Conheça o Curso de Catequese para Adultos dos Arautos do Evangelho e aprofunde-se no entendimento e vivência dos Dons Infusos do Espírito Santo. Descubra como desenvolvê-los e permitir que eles orientem sua vida espiritual. Renove-se e trilhe o caminho da santidade.

1 Comentários

  1. Parabéns pela partilha desse tipo de contaúdo. Deus abençoe

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem