Dom do Concelho - Dons do Espírito Santo (Dons Infusos).

O Dom do Conselho

O dom de concelho é o dom que inspira de forma sobrenatural por meio da ação do Espírito Santo sobre o que convém fazer para alcançar um objetivo de forma acertada. O Dom de Concelho assim como os demais dons do Espírito Santo não são moções passageiras mas sim dons sobrenaturais infundidos por Deus na alma juntamente com a graça santificante. 

Esse dom atua de forma diferente da virtude da prudência sobrenatural, que julga corretamente o que se deve fazer guiando-se pela luz da razão e iluminada pela fé. O dom de conselho intui o que se deve fazer rapidamente sob a moção do Espírito Santo e por razões unicamente divinas. 

Leia também 👉 Dons Infusos: Os 7 dons do Espírito Santo.

Importância Do Dom de Conselho

Para que se possa aperfeiçoar a virtude da prudência o dom do concelho é essencial, especialmente em casos imprevistos e difíceis de resolver em que se é necessário uma tomada de decisão rápida, visto que o pecado ou o heroísmo dos santos é decidido em instantes. Esses casos não podem ser resolvidos apenas com a virtude da prudência que exige a memória do passado, inteligência do presente, docilidade, sagacidade, razão, providência, circunspecção e cautela (cf. II-II q.49 a.1-8). O dom de conselho age nesses casos como uma espécie de instinto co-natural.

Há na Sagrada Escritura muitas passagens nas quais transparece com clareza a intervenção do dom de conselho; como no silêncio de nosso Senhor diante de Herodes, ( É sabido que, como consta no texto de Isaías (11,2) e explica São Tomás, nosso Senhor Jesus Cristo possuía em grau perfeitíssimo a plenitude dos dons do Espírito Santo (cf. III q.7 a.5-6).) na admirável resposta que deu para salvar a mulher adúltera ou confundir aos que lhe perguntaram maliciosamente se deveria se pagar o tributo a César; no juízo de Salomão; na empresa de Judith para libertar o povo de Deus do exercito de Holofernes; na conduta de Daniel para justificar a Susana da calunia dos dois velhos; na de São Paulo quando enredou a fariseus e saduceus entre si e quando apelou para o tribunal de César [...] e muitos outros casos do mesmo estilo.

P. Lallemant

 Efeitos do dom de conselho na nossa alma.

  1. Nos preserva do perigo de uma falsa consciência
  2. Nos inspira a solucionar, com segurança e acerto, situações difíceis e imprevistas.
  3. Inspira como liderar (ou governar) outras pessoas e equipes de forma santa.  
  4. Aumenta nossa docilidade e submissão aos nossos legítimos superiores.

Como desenvolver o dom do concelho.

Assim como todos os demais dons é preciso vida de oração e buscar sempre estar em estado de graça. Mas sobretudo para o dom do concelho é preciso mergulhar em profunda humildade e reconhecer que precisamos da inspiração do Espírito Santo para nos indicar o caminho que devemos seguir no nosso dia a dia e pedir insistentemente seu direcionamento e concelho. É preciso sempre proceder com reflexão e sem pressa, exercitando a virtude da prudência e recorrer ao Espirito Santo em todas as decisões.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem