Como Estudar o Catecismo da Igreja Católica [Parte 01] Introdução ao Catecismo. (Roteiro de Estudos - Download Gratuito)

INTRODUÇÃO AO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC).


Estudar o Catecismo da Igreja Católica (CIC) é dever de todo cristão católico, especialmente para aqueles que exercem alguma liderança como os coordenadores de grupos de oração, pastorais, pregadores e formadores comunitários.

Precisamos ter a consciência de que não se pode ensinar o que a igreja não ensina nem proibir o que a igreja não proíbe. Por mais que o Espírito Santo nos ensine a vontade do Pai, é preciso ter muita prudência. Caso contrário acabaremos ensinando coisas vindas de nós mesmos, da nossa humanidade e não de Deus. Por esse motivo o C.I.C. (Catecismo da Igreja Católica) deve ser a principal fonte utilizada como referência para uma catequese eficiente.

Leia também 👉 Como estudar a Bíblia!

Mas afinal como estudar o Catecismo da Igreja Católica? É muito difícil? 

Se você esta com essas dúvidas fique calmo, estamos aqui pra ajudar. Ainda nessa postagem vou disponibilizar um roteiro de estudos para orientar sua jornada.

Ainda não tem o Catecismo? Vou deixa um link abaixo para que você possa adquirir o seu. Comprando por aqui você ajuda essa página a continuar evangelizando e ensinando mais sobre a fé católica.

📚📒👉Catecismo da Igreja Católica - https://amzn.to/3KGDtDA


O Catecismo que temos hoje não foi o primeiro a ser redigido. O primeiro (chamado catecismo romano) foi escrito  durante o maior concílio da história (Concílio de Trento) durante o período da contra reforma para esclarecer  diverso tópicos da doutrina católica. Essa edição do século 16 foi revisada e atualizada durante o papado de São João Paulo II.


📚📙Catecismo Romano - https://amzn.to/3JGyLEm



Catecismo Romano de Trento
Catecismo Romano de Trento

Catecismo Atual

Os principais objetivos que motivaram a criação e publicação do nosso catecismo são: guardar e apresentar serenamente a força e a beleza da nossa fé, como diz a Constituição Apostólica
Fidei Depositum.


Ao Concílio, o Papa João XXIII tinha confiado como tarefa principal guardar e apresentar melhor o precioso depósito da doutrina cristã, para o tornar mais acessível aos fiéis de Cristo e a todos os homens de boa vontade. Portanto, o Concílio não devia, em primeiro lugar, condenar os erros da época, mas sobretudo empenhar-se por mostrar serenamente a força e a beleza da doutrina da fé. "Iluminada pela luz deste Concílio - dizia o Papa - a Igreja... crescerá em riquezas espirituais... e, recebendo a força de novas energias, olhará intrépida para o futuro... É nosso dever... dedicar-nos, com vontade pronta e sem temor, àquele trabalho que o nosso tempo exige, prosseguindo assim o caminho que a Igreja percorre há vinte séculos 


A atual versão do nosso catecismo é fruto do Concílio Vaticano II e foi construído para ser um texto de referência para uma catequese renovada e efetiva.


O "Catecismo da Igreja Católica" é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor.


O Papa João Paulo II convocou 12 cardeais e bispos com o dever de preparar um projeto de catecismo, presidido pelo Cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI). Participaram também 7 bispos diocesanos, peritos em teologia e catequese.


A primeira edição deste catecismo foi enviada para todo episcopado do mundo, que escreveu sugestões para uma revisão da edição e posterior publicação. 


É justo afirmar portanto que este Catecismo é o fruto de uma colaboração de todo o Episcopado da Igreja Católica


Um catecismo deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus.


Por que é Importante estudar o Catecismo?

Como eu creio que já tenha ficado claro, estudar o catecismo da igreja católica é importante porque o texto permite aos cristãos que se adentrem profundamente na riqueza da fé para que, assim, possam conhecer a verdade.


Além disso é válido lembrar que o catecismo e a catequese é um esforço da igreja de dar continuidade a missão de Jesus ( Fazer discípulos e transmitir os ensinamentos).

Como o Catecismo está organizado? 

O catecismo é dividido em 4 partes:

- Profissão de fé

- A celebração do mistério (Liturgia).

- A vida em Cristo

- A oração Cristã (Pai-Nosso).

Como estudar o Catecismo da Igreja Católica?


Primeiramente queira aprofundar-se. Deseje conhecer.

Estudar, qualquer coisa, exige disciplina e automotivação. Para tanto é necessário nos alimentarmos desse desejo de aprofundar-se no conhecimento da verdade. Descubra o que te deixa motivado e alimente-se disso. 


Faça anotações (leia com marca texto).

Fazer anotações tem a capacidade de transformar seu processo de aprendizagem, passando de uma aprendizagem passiva para uma aprendizagem ativa. Em outras palavras, quando você estuda fazendo marcações e anotações, seu cérebro aplica mais esforço cognitivo, de forma que o processo de aprendizagem torna-se mais efetivo.


Quando não entender escreva interrogações. 

Escreva as suas dúvidas em um caderno ou em cartões, de forma que você consiga armazenar as suas dúvidas e possa consultá-las depois. Essa simples ação é fundamental para que possa pedir ajuda no futuro.


Não tenha medo de perguntar.

Ter dúvidas é normal, não tenha medo de procurar um sacerdote ou irmão para tirar suas dúvidas. Afinal todos estamos juntos trilhando o caminho da santidade e do conhecimento da verdade.


Consulte o catecismo antes de tudo.

Crie o hábito de consultar o catecismo sempre que possível. Para nós pregadores consultar o catecismo ao preparar uma formação é obrigatório. Quanto mais consultarmos o catecismo mais acertado será nosso discurso e nossas pregações.


Monte um cronograma de estudos.

Monte um roteiro de estudo, estabeleça prazos e metas. Não fazer isso pode acarretar na sua desistência. Estou disponibilizando um roteiro pronto em PDF para download no final dessa postagem.


Convide irmãos para estudarem também.

Ter um irmão (ou muitos)  que estudem com você vai te manter motivado e disciplinado no estudo. Além disso você terá alguém para partilhar o que você aprendeu e tirar dúvidas. 



Além de tudo exercite sua disciplina. Ser disciplinado nos estudos é a chave do sucesso. Gostou das dicas acima? Tem alguma outra sugestão? Deixe aqui nos comentários. Para ser notificado da parte 2 de como estudar o catecismo preencha o formulário abaixo ou entre no nosso canal do telegram.


Roteiro de Estudos do Catecismo (PDF) - Download Gratuito.

Caso você queira otimizar seus estudos recomendo também que faça o download do nosso roteiro para estudar o Catecismo da Igreja Católica (CIC). 👇




📲🤳Faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/euprefirooparaiso
Abraços e Até a próxima.


Conheçam também o curso de consagração a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. boa tarde, sou catequista ja li, mas queria perguntas para ver se consigo responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, bom dia. Posso sugerir o aplicativo Quiz Católico. La são abordados muitos temas tanto do Catecismo quanto da Palavra de Deus (inclusive tem uma área só para primeira eucaristia). Quando eu tiver um tempinho vou elaborar algumas questões e publicar aqui também.

      Excluir
  2. Boa noite, amigo! Como vai? Por favor, sabe indicar algum roteiro/dinâmica de aula para grupos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, tem um roteiro para download na postagem, veja se ele pode ajudar.

      Excluir