A Transmissão Da Revelação Divina - Como Estudar o Catecismo [Parte 3]

O primeiro sermão de São Pedro na cidade de Jerusalem (Benjamin-West)

Catecismo da Igreja Católica: Capítulo 02 - Artigo 02 (nº74 a 100)

Salve queridos irmãos, hoje continuaremos com nosso estudo sobre o Catecismo da Igreja Católica.** Se você ainda não leu os textos anteriores recomendo fortemente que os leia antes de continuar avançando nos estudos.

Como estudar o catecismo - Parte 01.
Como estudar o catecismo - Parte 02.

Vamos começar?

Se você ainda não possui o Catecismo recomendo que você adquira. Comprando pelo link a seguir você ajuda nossa pagina a continuar postando mais conteúdos 👉 https://amzn.to/49bPc9C

Hoje daremos continuidade abordando o Artigo 02 do Capítulo 02 do catecismo que trata sobre a transmissão da revelação divina.

Vimos nas postagens anteriores que o homem é capaz de reconhecer a Deus e este se revela ao homem. Isso deixa claro que é da vontade de Deus que todo homem se salve e conheça a verdade. Por isso é preciso que Cristo seja anunciado a todos os povos.

Essa transmissão da verdade foi confiada pelo próprio Cristo aos apóstolos e chegou até nós nos dias de hoje graças a pregação apostólica e a sucessão apostólica.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Mateus 16, 15.

A transmissão do evangelho segundo a ordem do Senhor se fez de duas maneiras.

  • -Oralmente: Na pregação oral transmitida de boca em boca.
  • -Por escrito: Cartas apostólicas.
Esta transmissão viva realizada no Espirito Santo denomina-se Sagrada Tradição. Nela estão contidas a transmissão oral recebida pelos apóstolos e seus escritos inspirados pelo Espirito Santo.

É importante destacar que a Sagrada Tradição e as Sagradas Escrituras tem uma mesma fonte comum que é o próprio Deus. São intimamente unidades e compenetradas entre si.

Foi confiado a igreja o papel de transmitir e interpretar a revelação. O Sagrado Magistério da igreja é o responsável por interpretar autenticamente a Palavra de Deus (Escrita ou contida na tradição, ou seja, o deposito da fé) por meio da autoridade do Cristo por meio dos bispos em comunhão com o papa dentro da sucessão apostólica.

Exploramos com mais profundidade esses 3 pilares da igreja em artigos independentes. Veja: Os pilares da Igreja Católica (Sagrada Tradição, Sagradas Escrituras e Sagrado Magistério).

Veja também a Parte 04.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem