O Sagrado Magistério da Igreja Católica - O que é o sagrado magistério? (Pilares da Igreja Católica).
Só amamos aquilo que conhecemos, e se queremos conhecer a Igreja Católica precisamos entender que ela, diferente de outras denominações cristãs, se apoia em 3 grandes pilares.
- Sagradas Escrituras.
- Sagrada Tradição.
- Sagrado Magistério.
Hoje nós falaremos um pouco sobre o que é o Sagrado Magistério da Igreja e de seu papel fundamental na manutenção da pureza da fé católica.
Inscreva-se no nosso canal e ajude-nos a espalhar esse conteúdo para mais pessoas na internet.👇
O QUE É O SAGRADO MAGISTÉRIO.
O Sagrado Magistério é formado pelo Papa e pelos bispos da igreja, ou seja, aqueles que estão dentro da sucessão apostólica e dão continuidade ao trabalho dos apóstolos nos dias de hoje.
Esses sucessores dos apóstolos que formam o magistério da igreja são os responsáveis por interpretar e repassar para o povo de Deus os ensinamentos das sagradas escrituras (Bíblia) e da sagrada tradição (depósito da fé).
📚Conheça o Minicurso Sagrada Tradição, um curso gratuito que vai te ajudar a entender melhor esse pilar fundamental da fé católica. O curso está disponível em vídeos e textos, organizados em módulos para facilitar o aprendizado. Ao final, você receberá um certificado de conclusão. Para ter acesso ao curso completo, com material organizado e certificado, clique no botão abaixo e faça uma doação simbólica.👇
Aqui é importante frisar que a REAL interpretação da Palavra de Deus foi confiada unicamente ao magistério da Igreja Católica que tem preservado a pureza dessa interpretação ao longo dos séculos. Diferente do que é possível observar em algumas igrejas protestantes em que a livre interpretação das escrituras levou a verdadeiros absurdos.
A verdadeira interpretação das escrituras é confiada a igreja e garantida por Jesus por meio do carisma da infalibilidade do Papa que falaremos no próximo tópico.
O PAPA - CABEÇA VISÍVEL DA IGREJA
Cristo é a cabeça da igreja e nós formamos o corpo de Deus. Entretanto Cristo elevado ao céu é uma cabeça invisível e quis escolher um líder que o representasse sendo a cabeça visível de toda igreja.
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão, porque to não revelou a carne eo sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Mateus 16:17-19
Jesus confiou a Pedro essa função e esta foi repassada aos Papas ao longo de toda história da igreja.
Observem que Jesus é claro ao falar "edificarei a minha igreja", reparem que ele não fala no plural (as minhas igrejas) deixando claro que a sucessão deve também ser única.
Além disso, Jesus faz algumas promessas a Pedro (primeiro Papa) nessa passagem.
- As portas do inferno não prevalecerão contra ela (igreja).
- Te darei as Chaves do reino dos céus, tudo que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus.
Veja que primeiramente Cristo garante que a igreja estará segura e o inferno nunca prevalecerá contra ela. E de fato ao longo da história da igreja, muitas heresias e perseguições atacaram a nossa fé mas a igreja continuou firme.
A outra promessa institui o carisma da infalibilidade do Papa, garantindo que o Espírito Santo conduz e impede que a igreja caia em interpretações equivocadas.
Recomendo a leitura do livro que usei de base para esse artigo:
📚Escola da Fe - Volume III - o Sagrado Magisterio 👉 https://amzn.to/3Dl19Lb
Comprando pelo link acima você ajuda nossa página a continuar trazendo conteúdo católico para internet.
INFALIBILIDADE DO PAPA - O CARISMA DA INFALIBILIDADE.
O carisma da infalibilidade do Papa garante que, em se tratando de assuntos de fé e costumes, a palavra do Papa e infalível e livre de erros, como nos garante a palavra de Deus em Mt 16, 17 - 19 como vimos anteriormente.
O Catecismo da Igreja diz nos números 889 e 890:
- O magistério existe para manter a pureza da fé transmitida pelos apóstolos.
- Tornando a igreja participante da sua própria infalibilidade (Pelo sentido sobrenatural da fé).
- Deus protege o magistério dos desvios e das quedas para garantir-lhe a possibilidade de professar a fé autêntica sem erros.
O Catecismo diz ainda que goza do carisma da infalibilidade o Papa e os bispos quando reunidos com o pontífice romano sobretudo em um concílio.
Esse carisma tem se mostrado tão correto que até os dias de hoje nunca um concílio anulou o que foi afirmado em concílios anteriores.
O MAGISTÉRIO GARANTE A AUTENTICIDADE DA IGREJA.
Podemos concluir que a autenticidade da igreja é garantida pelo magistério da igreja e pela sucessão apostólica. A Igreja Católica foi testemunha ocular de Cristo e foi graças ao magistério que o conhecimento de cristo chegou até os dias de hoje.
Até mesmo as sagradas escrituras só chegaram até nós graças ao magistério que selecionou os livros que formam o cânon das escrituras e a reproduziu até o surgimento da imprensa.
A imagem mostra a representação de um monge copista (monges que dedicaram sua vida e missão para transcrever as sagradas escrituras a mão). |
Recomento que você leia também:
Recomendo a leitura dos livros:
📚Escola da Fe - Volume III - o Sagrado Magistério 👉 https://amzn.to/3Dl19Lb
📚Escola da Fé - Volume II - a Sagrada Escritura 👉https://amzn.to/3flHvqw
📚 Escola da Fé - Volume I - a Sagrada Tradição 👉https://amzn.to/3Do4fy5
Comprando pelos links acima você ajuda nossa página a continuar trazendo conteúdo católico para internet.
Comentários
Postar um comentário