O Sagrado Magistério da Igreja Católica - O que é o sagrado magistério? (Pilares da Igreja Católica).

Só amamos aquilo que conhecemos, e se queremos conhecer a Igreja Católica precisamos entender que ela, diferente de outras denominações cristãs, se apoia em 3 grandes pilares.

  1. Sagradas Escrituras.
  2. Sagrada Tradição.
  3. Sagrado Magistério.
Hoje nós falaremos um pouco sobre o que é o Sagrado Magistério da Igreja e de seu papel fundamental na manutenção da pureza da fé católica.


Inscreva-se no nosso canal e ajude-nos a espalhar esse conteúdo para mais pessoas na internet.👇


O QUE É O SAGRADO MAGISTÉRIO.

O Sagrado Magistério é formado pelo Papa e pelos bispos da igreja, ou seja, aqueles que estão dentro da sucessão apostólica e dão continuidade ao trabalho dos apóstolos nos dias de hoje.    

Esses sucessores dos apóstolos que formam o magistério da igreja são os responsáveis por interpretar e repassar para o povo de Deus os ensinamentos das sagradas escrituras (Bíblia) e da sagrada tradição (depósito da fé). 

o sagrado magistério

📚Conheça o Minicurso Sagrada Tradição, um curso gratuito que vai te ajudar a entender melhor esse pilar fundamental da fé católica. O curso está disponível em vídeos e textos, organizados em módulos para facilitar o aprendizado. Ao final, você receberá um certificado de conclusão. Para ter acesso ao curso completo, com material organizado e certificado, clique no botão abaixo e faça uma doação simbólica.👇


Aqui é importante frisar que a REAL interpretação da Palavra de Deus foi confiada unicamente ao magistério da Igreja Católica que tem preservado a pureza dessa interpretação ao longo dos séculos. Diferente do que é possível observar em algumas igrejas protestantes em que a livre interpretação das escrituras levou a verdadeiros absurdos. 

A verdadeira interpretação das escrituras é confiada a igreja e garantida por Jesus por meio do carisma da infalibilidade do Papa que falaremos no próximo tópico.

O PAPA - CABEÇA VISÍVEL DA IGREJA

o Papa e o Sagrado Magistério


Cristo é a cabeça da igreja e nós formamos o corpo de Deus. Entretanto Cristo elevado ao céu é uma cabeça invisível e quis escolher um líder que o representasse sendo a cabeça visível de toda igreja.

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão, porque to não revelou a carne eo sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Mateus 16:17-19

Jesus confiou a Pedro essa função e esta foi repassada aos Papas ao longo de toda história da igreja. 

Observem que Jesus é claro ao falar "edificarei a minha igreja", reparem que ele não fala no plural (as minhas igrejas) deixando claro que a sucessão deve também ser única. 

Além disso, Jesus faz algumas promessas a Pedro (primeiro Papa) nessa passagem. 

  1. As portas do inferno não prevalecerão contra ela (igreja).
  2. Te darei as Chaves do reino dos céus, tudo que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus.
Veja que primeiramente Cristo garante que a igreja estará segura e o inferno nunca prevalecerá contra ela. E de fato ao longo da história da igreja, muitas heresias e perseguições atacaram a nossa fé mas a igreja continuou firme.

A outra promessa institui o carisma da infalibilidade do Papa, garantindo que o Espírito Santo conduz e impede que a igreja caia em interpretações equivocadas.

Recomendo a leitura do livro que usei de base para esse artigo: 

📚Escola da Fe - Volume III - o Sagrado Magisterio 👉 https://amzn.to/3Dl19Lb

Comprando pelo link acima você ajuda nossa página a continuar trazendo conteúdo católico para internet.

INFALIBILIDADE DO PAPA - O CARISMA DA INFALIBILIDADE.

O carisma da infalibilidade do Papa garante que, em se tratando de assuntos de fé e costumes, a palavra do Papa e infalível e livre de erros, como nos garante a palavra de Deus em Mt 16, 17 - 19 como vimos anteriormente.

O Catecismo da Igreja diz nos números 889 e 890:

  • O magistério existe para manter a pureza da fé transmitida pelos apóstolos. 
  • Tornando a igreja participante da sua própria infalibilidade (Pelo sentido sobrenatural da fé).
  • Deus protege o magistério dos desvios e das quedas para garantir-lhe a possibilidade de professar a fé autêntica sem erros.
O Catecismo diz ainda que goza do carisma da infalibilidade o Papa e os bispos quando reunidos com o pontífice romano sobretudo em um concílio.

Esse carisma tem se mostrado tão correto que até os dias de hoje nunca um concílio anulou o que foi afirmado em concílios anteriores.

O MAGISTÉRIO GARANTE A AUTENTICIDADE DA IGREJA.

Podemos concluir que a autenticidade da igreja é garantida pelo magistério da igreja e pela sucessão apostólica. A Igreja Católica foi testemunha ocular de Cristo e foi graças ao magistério que o conhecimento de cristo chegou até os dias de hoje.

Até mesmo as sagradas escrituras só chegaram até nós graças ao magistério que selecionou os livros que formam o cânon das escrituras e a reproduziu até o surgimento da imprensa. 

A imagem mostra a representação de um monge copista (monges que dedicaram sua vida e missão para transcrever as sagradas escrituras a mão).


Recomento que você leia também:



Recomendo a leitura dos livros: 

📚Escola da Fe - Volume III - o Sagrado Magistério 👉 https://amzn.to/3Dl19Lb

📚Escola da Fé - Volume II - a Sagrada Escritura 👉https://amzn.to/3flHvqw

📚 Escola da Fé - Volume I - a Sagrada Tradição 👉https://amzn.to/3Do4fy5

Comprando pelos links acima você ajuda nossa página a continuar trazendo conteúdo católico para internet.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem