Dom do Entendimento ou Inteligência - Dons do Espírito Santo (Dons Infusos).

O Dom do Entendimento, também conhecido como Dom da Inteligência é o dom que permite ao homem, dentro de suas limitações humanas, compreender as verdades reveladas por Deus e ter a intuição do seu significado mais profundo.

Dom do Entendimento ou Inteligência

É importante deixar claro que toda a verdade já foi revelada em Jesus, escrita nas sagradas escrituras (Bíblia) que é interpretada pelo magistério da igreja de 2 mil anos e que não existe verdade fora esta. 

Mas muitas vezes, em especial quando estamos no começo da caminhada, temos dificuldade de entender essas verdades. Como quando por exemplo lemos uma passagem bíblica e não a compreendemos. Eu mesmo tive muita dificuldade para entender a palavra de Deus no começo da minha caminhada com Deus. Eu lia, mas não entendia. 

Isso acontecia por que esse dom, assim como todos os dons infusos, precisam ser exercitados constantemente, e aos poucos o dom do entendimento foi se fortificando em mim. 

Esse dom manifesta a inteligência independente do grau de escolaridade ou formação acadêmica do individuo, de forma que até mesmo o ser humano mais simples pode ter o entendimento das realidades mais profundas da revelação divina.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25

O dom da inteligência é fundamental para o nosso crescimento como cristãos católicos e precisa ser exercido diariamente por todo o povo de Deus.

Leia também:

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem