Dom de Ciência - Dons do Espírito Santo (Dom Infuso)

O DOM DE CIÊNCIA - PALAVRA DE CIÊNCIA

A palavra de Deus deixa claro que diversos são os Dons que o Espirito Santo concede ao povo de Deus para que sejamos conduzidos a santidade. Um desses dons é o Dom de Ciência.


O Dom de Ciência é um dos 7 dom infuso do Espirito Santo. Em resumo é o dom do Espirito Santo que nos permite enxergar o mundo a luz de Deus, ou seja, esse dom nos faz entender as coisas como Deus as entende

Dessa forma conseguimos compreender tudo com maior profundidade, enxergando além dos fatos em si, tendo a consciência da realidade espiritual que está envolvida nos acontecimentos do mundo físico. O Espirito Santo nos revela por meio desse dom a causa de um problema, a cura de uma doença, a resolução de um problema, ou seja, o dom de ciência atua como um diagnóstico. 

Por meio desse dom, Deus permite que sua luz penetre no entendimento do homem, fazendo com que ele compreenda realidades que só Deus compreende, portanto o Dom de Ciência (ou palavra de ciência) é um dom de revelação.

Você pode se aprofundar ainda mais nos Dons do Espirito Santo com o livro A Vida no Poder do Espirito Santo 👉 https://amzn.to/3AL6DPJ

Comprando no link acima você estará nos ajudando a continuar nossa evangelização.

O Dom da Ciência na Bíblia

Existem inúmeras passagem que retratam o Dom de Ciência na Bíblia, mas gostaria de expor alguns exemplos relevantes aqui, como na visita de Maria a Santa Isabel.

41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”.Lc 1, 41-45.

Apenas ao ouvir a saudação de Nossa Senhora, Santa Isabel recebe a luz do Espirito Santo sobre seu entendimento e compreende que Maria está grávida e será a mãe do Salvador. 

Santa Isabel recebe a saudação de Maria

Outro exemplo bastante marcante é o encontro de Jesus com a Samaritana no poço( Jo 4, 16 -19 ), onde Jesus revela os 5 maridos a mulher tivera e por meio dessa palavra de ciência ela reconhece a Jesus como o messias.

Palavra de Ciência na Bíblia
Jesus e a Samaritana

PALAVRA DO PAPA FRANCISCO SOBRE O DOM DE CIÊNCIA

O Papa Francisco afirma que

o dom de ciência faz com que o cristão penetre na realidade deste mundo sob a luz de Deus; que ele veja cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador. O dom de ciência leva o homem a compreender o vestígio de Deus que há em cada ser criado. O homem foi feito para Deus e só n’Ele pode descansar, como disse Santo Agostinho. Com esse dom, o cristão reconhece o sentido do sofrimento e das humilhações no plano de Deus, que liberta e purifica o homem

Podemos afirmar que o Dom de Ciência atua nos alertando sobre o que é espiritualmente bom ou prejudicial, nos ajudando a escolher o que nos será útil na nossa caminhada com Deus e a rejeitar o que é nocivo a nossa alma, nos auxiliando na nossa edificação pessoal (assim como todos os Dons Infusos).

E o mais importante sobre esse dom é que você, cristão católico batizado, já o recebeu no seu batismo, só precisa exercita-lo. Peça hoje a Deus a graça de exercitar o dom de ciência na sua vida, no seu trabalho, na sua família.

Conheça os outros Dons Infusos clicando aqui!👈





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem