Por que sou católico? A igreja de Cristo [Formação]


Por que sou católico?

Você já se perguntou por que a igreja católica é a igreja de cristo? Você ja sofreu ataques de outras religiões não soube se defender, ou simplesmente ficou calado diante das acusações? ou quem sabe você até mesmo tenha criado duvidas e atacado a igreja sem ter buscado conhece-la?

A ideia do post de hoje é fazer com que você, jovem católico, torne-se um conhecedor da nossa igreja, saiba defender-se e conheça a verdade.

O tema é polêmico e centro de uma grande discussão, então vou dividi-lo em uma serie de postagens, para que possamos ditar um ritmo em nosso estudo.É importante também que você lance perguntas para a agregar valor qualitativo a discussão.

No decorrer das postagens falaremos de idolatria, devoção, Eucaristia, o papa, Maria, o terço, o rosário, o catecismo, a sagrada tradição, indulgencias, inquisição, política e outros temas  que julgue necessário ou que seja solicitado por leitores.

Let's begin...

Por que sou católico?: A igreja de Cristo!


O primeiro motivo pelo qual sou católico é: A igreja é, incontestavelmente, a única igreja criada por Cristo!

Esse fato é inquestionável, uma vez que ler-se nos relatos dos evangelhos, quando Jesus diz a Pedro que ele é rocha e sobre ela se levanta a igreja, e as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela. A passagem encontra-se em Mt 16, 17-18.
17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Inclui o versículo 17 para destacar um fato importante. Jesus refere-se ao verdadeiro nome de Pedro 'Simão Barjonas', e no versículo seguinte afirma: "Tu és Pedro". Repare que Jesus escolheu esse nome singular a Simão. Pedro.

Etimologicamente, o nome Pedro, do grego pétros, ou kephas em aramaico, significa 'rocha'. Assim sendo, no texto original  Jesus usou a mesma palavra ao indicar Pedro e a rocha. Tu és rocha, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja. Iremos nos aprofundar mais no assunto ao falarmos sobre o papa.

Outro fato que desejo que você atente é que Cristo fala no versículo 18: "sobre essa pedra EDIFICAREI a minha igreja", repare que ele usa o verbo em primeira pessoa indicando que a ação é dEle, não de Pedro, ou seja, ele a edificará, logo, ele a criou, fundou e fez crescer.

Até esse ponto da postagem espero que você tenha entendido a incontestabilidade bíblica da fundação da igreja. Para que passemos para um segundo ponto que partiremos do seguinte questionamento.

A igreja católica é a mesma igreja citada no evangelho?


Sim, é a mesma igreja, basta atentarmos para a seguinte e incontestável afirmativa. Nos católicos fomos os primeiros cristão! Até o ano de 1054 depois de Cristo (ano em que houve o cisma ortodoxo) , não existia outra igreja cristã exceto a Igreja Católica Apostólica Romana. Assim sendo a igreja católica foi testemunha ocular de Cristo.

Por hoje ficaremos por aqui, acredito que esse post seja a base para os conteúdos que estão por vir. Muito grato por ter lido até aqui! Paz e bem!


A próxima postagem sobre o tema é:

Postar um comentário

0 Comentários