Sagradas Escrituras [BÍBLIA]: 4 Perguntas Para Entender a Bíblia [Pilare...



✅Os Pilares da Igreja Católica - As Sagradas Escrituras.


Estamos no mês da bíblia e nada melhor que falar sobre as sagradas escrituras e eu já quero iniciar o vídeo com um desafio pra você. Coloca nos comentários por que a bíblia católica tem mais livros que a protestante? Vou dar a resposta durante o vídeo quero ver quem vai acertar.

Livros Escola da Fé: Professor Felipe Aquino
 📚Sagrada Tradição: https://amzn.to/3kD68Mt
 📚Sagradas Escrituras: https://amzn.to/3iOkBoe
 📚Sagrado Magistério: https://amzn.to/35QynTx


📲🤳Faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/euprefirooparaiso


Fala povo Santo, meu nome é Bruno Araújo e você está no canal Eu Prefiro o Paraíso. E o vídeo de hoje é a continuação dos dois últimos vídeos sobre os pilares da igreja católica. Se você ainda não assistiu vou deixar o link dos dois na tela final para você assistir quando terminar esse aqui. Ok?

.

✅Quem Escreveu a Bíblia Católica?


O documento Dei Verbum (Verbo de Deus), que fala sobre a revelação divina, diz que o conteúdo das sagradas escrituras foi inspirado pelo Espírito Santo (Pessoa da Santíssima Trindade). Portanto os livros contidos na bíblia, inspirados pelo Espírito Santo têm Deus por autor e confiados à igreja. 

Logicamente Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse de suas faculdades mentais, para que agindo neles escrevessem aquilo que ele queria. 


 Sem sombra de dúvidas a bíblia foi escrita por muitos homens, mas todos inspirados por Deus e por isso deve ser lida em espírito de profunda oração.

✅Quais são os livros da Bíblia?

A o Cânon das sagradas escrituras é composto por 73 livros entre antigo e novo testamento: 
  • Antigo testamento: 46 livros.
  • Novo Testamento: 27 livros. 

Não vou falar de todos os livros para o vídeo não ficar muito extenso, mas vou deixar na descrição o link para uma postagem no meu blog chamada “Como ler a bíblia do zero”. E lá deixei a lista completa. Vale a pena conferir.


Como falei a bíblia é uma coleção de muitos escritos sagrados (Parecido com uma biblioteca) e como tal não é aconselhado que seja lida do primeiro ao último livro, mas sim como um plano de leitura.

✅Porque a bíblia católica tem mais livros?

O Cânon das sagradas escrituras não foi definido da noite para o dia, pelo contrário. Foram séculos para defini-lo como conhecemos hoje.

Vale lembrar que o novo testamento, composto por 27 livros é o mesmo tanto para católicos quanto para protestantes e foi definido pelo magistério da igreja católica ao longo de vários concílios.

A diferença acontece nos livros do antigo testamento. Isso por que no período em que Jesus conviveu com seus apóstolos o cânon dos livros inspirados segundo o judaísmo ainda não era unânime e existiam diversos livros.

Na primeira geração de cristãos os a igreja passou a usar o cânon dos setenta. Os protestantes no entanto adotaram o cânon judaico que foi finalmente estabelecido depois da morte de Jesus quando os primeiros cristãos começaram a adotar a versão dos 70 com critérios nacionalistas [Tinham que ser escritos em hebraico, dentro de um espaço de terra delimitado etc] (Sem adotar critérios de espiritualidade).

Biblioteca de Alexandria, queria ter todos os livros do mundo e pediu que 70 rabinos judeus transcreverem os escritos sagrados do hebraico para o grego, o que ficou conhecido como septuaginta ou versão dos 70.

Assim basicamente isso é o que diferencia o cânon das sagradas escrituras católica da protestante.

✅Novo testamento

Como o antigo testamento a igreja adotou a versão dos 70, no entanto o Novo testamento também precisava de um cânon uma vez que muitos outros livros foram escritos (Que chamamos de documentos apócrifos). 

A igreja católica levou séculos para discernir, com o auxílio do Espírito Santo quais livros deveriam entrar no cânon das sagradas escrituras, ao longo de vários concílios. 

Existiam ao menos outros 11 evangelhos (André, Felipe, Bartolomeu, Segundo os Egípcios, Barnabé e outros). 7 Atos dos Apóstolos, 3 Apocalipses.

Vale lembrar ainda que os mesmos 27 livros novo testamento na bíblia católica também estão presentes na bíblia evangélica (protestante).

O que quero deixar claro aqui é que: A bíblia como nós conhecemos hoje não caiu do céu de zíper e tudo (como diria o Pe. Paulo Ricardo). Sem a igreja católica a bíblia como nos a conhecemos não existiria. 

A bíblia é um fruto de uma árvore chamada igreja católica.

✅Documentos Apócrifos 

Ainda a respeito desses livros apócrifos, que não entraram no cânon das sagradas escrituras: Muitos deles foram rejeitados no cânon por não conter assuntos de espiritualidade, no entanto ainda são válidos como documentos históricos e por tanto falam muito sobre a história e contribuem para confirmar o que a tradição da igreja já prega, como é o caso dos pais de Nossa Senhora

✅Como interpretar as Sagradas Escrituras?


Devemos interpretar a bíblia em duas camadas (O sentido Literal e o Sentido Espiritual).
Isto porque Deus pode falar através de acontecimentos históricos pois ele tem controle sobre a história. Então, ao ler a bíblia, devemos sempre nos perguntar: 

  • O que a palavra diz? 
  • O que a palavra me diz?

Lembrando que ao ler a bíblia estamos diante da voz de Deus, então devemos lê-la sempre em postura de oração.


Gostou das dicas?  então 📲🤳Faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/euprefirooparaiso

Postar um comentário

0 Comentários