Como viver bem a QUARESMA - 5 passos PRÁTICOS [Quaresma 2022]


QUARESMA: 5 Passos PRÁTICOS para viver bem a QUARESMA em 2022. 


No vídeo de hoje vou tentar responder algumas dúvidas como:

  • O que é a quaresma?
  • O que quaresma significa?
  • Quando começa a quaresma?

Mas, além de tudo isso, meu principal objetivo é apresentar passos práticos para viver bem a quaresma neste ano.

Passo 1: Entenda o que significa a QUARESMA.


O primeiro passo é conhecer: Saiba o que a igreja diz sobre a quaresma para saber o que você está vivendo. (Você está fazendo isso agora assistindo esse vídeo). O Catecismo da Igreja Católica diz (nº 540) que no tempo quaresmal, que vivemos anualmente, a igreja se une ao mistério de Jesus no deserto. A quaresma é um tempo especial dentro da liturgia em que nos preparamos junto com Jesus para viver a semana santa e o tríduo pascal.

É um tempo de conversão, oração, jejum e penitência. Que se inicia na quarta-feira de cinzas (Esse ano de 2021 a quaresma se inicia no dia 17 de fevereiro) e vai até o Domingo de Ramos onde inicia a Semana Santa. Jesus foi levado ao deserto e lá resistiu às tentações. O tempo quaresmal também é um convite a todo catolico para vencer as tentações (não só no período dos 40 dias) mas em toda nossa vida.

Passo 2: Reconheça que estamos entrando no tempo da graça.


Quando entramos no tempo quaresmal estamos entrando em um tempo sobrenatural da graça de Deus. Deus prepara esse tempo para derramar a sua graça sobre o seu povo. É preciso estar atento. É como quando entramos em uma igreja, aquele solo é um lugar sagrado, assim como existem espaços sagrados também existe o tempo sagrado. Assim é o tempo da quaresma.

Não estamos em um tempo qualquer, mas é um tempo sagrado, o Kairós de Deus.

Passo 3: É necessário a nossa mortificação.


Durante esse tempo (kairós) estamos nos preparando para nos unirmos ao sacrifício de Cristo em sua paixão, mas é preciso que nós estejamos à altura desse sacrifício. Nós estamos marcados pelo pecado original, pelo egoísmo e por nossa inclinação ao mal e é preciso que esse homem velho em nós morra, para que possamos ressuscitar com Cristo em sua páscoa.

Passo 4: Esmola, Jejum e Oração.


Para que possamos ressuscitar com Cristo é preciso que algo em nós morra e para praticar a mortificação temos as 3 obras quaresmais. Isso porque somos ainda mundanos, e para isso precisamos mortificar nossas concupiscências carnais (penitência - jejum), o apego aos bens materiais (esmola) e a soberba da vida (oração).

Você pode fazer penitências que te façam desapegar do espírito da mundanidade, como deixar de lado alguns filmes, séries ou até aquela rede social que mais te leva a pecar do que evangelizar.

Passo 05: Fuja dos pecados mortais e corra para a confissão.


Não que você não deva fazer isso sempre. VOCÊ PRECISA fazer isso SEMPRE. Mas lembre-se que você está em um tempo sobrenatural, um tempo em que Deus te dá a graça de vencer aquele pecado que te persegue a muito tempo. Corra para a confissão o quanto antes. A melhor forma de começar a quaresma é estando em estado de graça.



Postar um comentário

0 Comentários