Efeitos da Consagração a Nossa Senhora - AULA 07

CONSAGRAÇÃO TOTAL A VIRGEM MARIA AULA 07 

CAPÍTULO VII - EFEITOS MARAVILHOSOS QUE ESSA DEVOÇÃO PRODUZ NUMA ALMA QUE LHE É FIEL                  




Estamos na penúltima aula sobre o tratado da verdadeira devoção e sobre o curso de consagração a Nossa Senhora. E hoje falaremos sobre os EFEITOS dessa devoção.

São Luís Maria Grignion de Montfort cita 7 feitos que essa devoção causa nas almas consagradas. Eu considero os efeitos 6 e 7 os mais importantes.

O primeiro efeito é…

👉1️⃣ Conhecimento e desprezo de si mesmo.

Pela luz do Espirito Santo que receberemos pela Virgem Maria, reconheceremos todo o mau que carregamos conosco e a nossa incapacidade para o bem. A humildade de Maria nos dará parte de sua profunda humildade.

👉2️⃣ Participação na fé de Maria.

São Luís afirma que a fé de Nossa Senhora é a maior que já houve na Terra, superando a de todos os apóstolos e todos os patriarcas. E ao nos consagramos a Ela, participamos de sua fé.

Vale lembrar que Maria, ao ser assunta ao céus não necessita mais de fé, visto que já contempla a face de Deus, mas por vontade de Deus, nossa mão não perdeu sua fé, mas a reservou para os seus filhos e escravos.

👉 3️⃣ Graça do puro Amor.

Ela aliviará nossos corações e nos tirará todo escrúpulo, temor servil e tudo mais que nos impede de amar e ser amados por Deus. Por fim Ela alargará nosso coração para o amor de Deus, e assim, passaremos a olhá-lo como nosso Pai amoroso, tratando de agradá-lo em tudo e conversar com ele como um filho conversa com seu Pai.

👉4️⃣ Grande confiança em Deus e em Maria.

Nossa confiança em Deus crescerá, visto que…

  1. Não nos aproximaremos de Jesus por nós mesmos, mas por intermédio de sua mãe Santíssima.
  2. Consagramos a Ele, por meio de Maria, todos os nossos bens mais preciosos.
  3. Nos demos inteiramente a Maria, ela se dá inteiramente a nós.
  4. Se entregamos tudo nas mãos de Maria, não confiaremos mais em nós mesmos, mas sim nessa boa Mãe.

👉5️⃣ Comunicação da alma e do espírito de Maria.

O espírito e a alma de Maria, passará a habitar em nós, e assim como na anunciação o anjo proclamou que Deus encontrou graça em Maria, Ele encontrará em nós, por meio dela, graças. E assim nós poderemos glorificar a Deus.

👉6️⃣ Transformação das almas em Maria à imagem de Jesus.

A partir daqui entramos no mistério da santificação das almas. Pois do ventre de Maria, formou-se Jesus (Este é o fruto desse ventre, dessa árvore da vida que é Maria). Maria é a forma de Jesus ( lembrem-se do exemplo do escultor citado nas primeiras aulas).

👉7️⃣ A maior Glória de Deus.

Isso acontece pelo fato de que, por meio dessa devoção, abrimos mão das nossas intenções particulares, e nos entregamos todos os nossos méritos nas mãos de Maria, e ela os utiliza para a maior glória de Deus, pois não retém nada para si.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem