Conheça a História de Nossa Senhora do Carmo (orações e escapulário)

Estamos nos aproximando do dia de Nossa Senhora do Carmo 16 de julho (2022). Por esse motivo hoje vamos falar um pouco sobre a história desse título de Nossa Senhora e a devoção do escapulário.

Você usa o escapulário? Conhece alguém que usa? Então veio ao lugar certo.

imagem nossa senhora do carmo
Nossa Senhora do Carmo (Imagem)


A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

A história de Nossa Senhora do Carmo (também conhecida como Nossa Senhora do monte Carmelo) tem origem no século XII quando um grupo de eremitas religiosos se estabeleceu sobre o monte Carmelo.

Esse mesmo Monte Carmelo em que o profeta Elias, como narra o antigo testamento, desafiou os profetas de Baal. Na ocasião Elias convocou os 450 profetas do falso deus Baal e os desafiou, pondo a prova o falso deus e demonstrando o poder do único Deus verdadeiro que é o Senhor. (I Reis 18:19–29).

Elias no monte carmelo
Elias no monte Carmelo com os profetas de Baal

No século XII esses eremitas religiosos fundaram a congregação dos carmelitas. O nome Carmelo significa Vinha do Senhor, e dessa vinha frutífera dos carmelitas Nossa Senhora suscitou inúmeros santos. Como por exemplo

  • São João da Cruz
  • Santa Teresinha do Menino Jesus
  • Santa Tereza D'avila
  • São Simão Stock
Nesse monte os carmelitas construíram uma capela em honra a Mãe De Deus, e começaram a chama-la de Nossa Senhora do Monte Carmelo, ou simplesmente Nossa Senhora do Carmo.

Entretanto, os monges carmelitas sofreram grande perseguição dos mulçumanos, tendo que fugir do Monte Carmelo e se espalhar pela Europa.

São Simão Stock e Nossa Senhora do Carmo   

Um desses monges, chamado Simão Stock, diante de toda perseguição sofrida pelos carmelitas, passou a pedir a interseção de Nossa Senhora do Carmo, para que ela em sua infinita bondade intervisse em favor dos carmelitas.

E no dia 16 de julho de 1251, enquanto São Simão Stock orava pela interseção de Nossa Senhora do Carmo, ela aparece para ele rodeada de anjos e trazendo consigo um escapulário.

ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Nossa Senhora do Carmo entrega a São Simão Stock o escapulário que tratava-se de uma vestimenta especial usada na época para proteger as roupas internas de sujeiras durante um trabalho manual.  Como mostra a imagem a seguir.

Escapulário como parte do hábito dos monges carmelitas.

Ao entregar o escapulário a São Simão Stock nossa senhora faz algumas promessas.

Nossa Senhora do Carmo e as Promessas do Escapulário

Ao entregar o escapulário Nossa Senhora do Carmo disse a São Simão Stock

Recebe, Meu filho, este Escapulário da tua Ordem, como sinal distintivo da Minha confraria e selo do privilégio que obtive para ti e para todos os Carmelitas: o que com ele morrer, não padecerá o fogo eterno. Este é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos e prenda de paz e de aliança eternas.

As promessas de Nossa Senhora para quem usar o Escapulário são:

1. Indulgencia plenária

Isto é, o perdão de todas as penas do purgatório no dia em que o recebe desde que esteja em estado de graças e o faça preferencialmente no dia 16 de julho.

2. Privilégio Sabatino

Uma das promessas de Nossa Senhora do Carmo refere-se ao “privilégio sabatino”, que consiste em: aquele que morrer usando o escapulário sairá do purgatório no primeiro sábado após sua morte.

Para poder usar do privilégio sabatino o cristão precisa viver segundo os ensinamento de cristo e da igreja e guardar os mandamentos.

A imposição do escapulário

A imposição do escapulário deve ser feita por um sacerdote ordenado e o escapulário deve prioritariamente ser de tecido, visto que o escapulário é uma vestimenta (um hábito). 


Depois de realizada a imposição pelo sacerdote o escapulário pode ser substituído por um de metal desde que apresente em um lado a imagem do Sagrado Coração de Jesus e do outro uma imagem de Nossa Senhora (seja nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima ou outro título mariano de devoção).

Datas para Imposição do Escapulário

As principais datas para se fazer a imposição do escapulário são: 
  1. São Simão Stock, 16 de Maio. 
  2. Nossa Senhora do Carmo, 16 de Julho. 
  3. Santo e Profeta Elias, 20 de Julho. 
  4. Santa Terezinha do Menino Jesus, 1 de Outubro. 
  5. Santa Teresa de Ávila, 15 de Outubro. 
  6. Santos Carmelitas, 14 de Novembro. 
  7. São João da Cruz, 14 de Dezembro.
Todas as datas acima são datas de santos carmelitas.

Nossa Senhora do Carmo Oração

Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.

Leia Também:




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem