Pedro: A Pedra Fundamental da Igreja - Cristo ou Pedro, quem é a rocha?

O Primado de São Pedro 

Imaginemos uma cena simples e majestosa na cidade de Cesaréia de Filipe. Jesus, rodeado por seus discípulos, faz uma pergunta crucial: "Que se diz entre o povo do Filho do Homem?" As respostas variam, com alguns mencionando que ele é João Batista, Elias, Jeremias ou até mesmo um dos antigos profetas ressuscitados. Em seguida, Jesus questiona diretamente seus discípulos: "E vós, o que pensais de mim?" Simão Pedro, sempre rápido em suas respostas, afirma com convicção: "Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo".

Bem-aventurado és, Simão Barjona, porque não foi a carne e o sangue que a ti o revelou, mas sim o meu Pai que está nos céus. E eu te digo, a ti, que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus. E tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus, e tudo o que desatares na terra será desatado também nos céus (Mateus 16, 16-19).

Este é um texto capital e de profundo significado na tradição cristã. A clareza meridiana dessas palavras tem sido incontestável ao longo de séculos de história. No entanto, a interpretação do papel de Pedro como a "pedra" sobre a qual a Igreja será edificada gerou controvérsias, especialmente entre os adeptos da Reforma Protestante.

Antes de explorar a interpretação dessa passagem, voltemos à pergunta crucial: "Quem é a pedra?" A resposta é dupla, pois Cristo e Pedro são identificados com esse simbolismo. A tradição católica sempre entendeu que a declaração de Jesus, "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", estabelece o primado de Pedro como o fundamento da Igreja. Ele é o "Petrus", a rocha sobre a qual a Igreja de Cristo será construída. Essa convicção é reforçada pelo próprio nome dado a Simão por Jesus, que significa "rocha" em grego (Mateus 16, 18). Assim, Pedro ocupa um papel singular como a pedra fundamental da Igreja.

Para entender melhor o significado dessa passagem, recorremos também ao Catecismo da Igreja Católica. No parágrafo 881, o Catecismo afirma que "a partir de certa confissão de fé em Jesus como Cristo, Filho do Deus vivo, foi dada a Simão a bem-aventurança da fé". Esse "sim" de Pedro é o fundamento sólido da Igreja, uma vez que sua fé é inspirada pelo Pai e não pela mera compreensão humana. O Catecismo reforça ainda que, em virtude dessa fé, Pedro é constituído como "rocha" da Igreja, uma "pedra" que resiste às portas do inferno.

A interpretação literal dessa passagem é crucial para compreender o primado de São Pedro. Argumentos protestantes tentaram separar Pedro da pedra sobre a qual a Igreja é construída, mas essa distinção não se sustenta quando analisamos detalhadamente o texto original em aramaico. A afirmação de Jesus é dirigida claramente a Pedro, e não há base sólida para dissociá-lo da pedra sobre a qual a Igreja será edificada.

O valor demonstrativo das palavras de Cristo é igualmente claro. Pedro é a pedra fundamental da Igreja, o elemento essencial que garante sua unidade, solidez e estabilidade. A autoridade suprema de Pedro é inquestionável, e estar com ele é estar com a própria Igreja de Cristo. Isso é confirmado por outros textos bíblicos e pela tradição da Igreja Católica.

Em suma, a passagem de Mateus 16, 16-19 é de profundo significado e inquestionável importância para a tradição católica. A identificação de Pedro como a pedra sobre a qual a Igreja será edificada reforça seu papel como o fundamento sólido e a autoridade suprema na Igreja de Cristo. O primado de São Pedro é uma convicção inabalável, transmitida ao longo dos séculos, e continua a ser uma base fundamental para a doutrina e a unidade da Igreja Católica.

Segundo a tradição judaica, o nome "Pedro" tem suas raízes no termo aramaico "Kepha" ou "Cephas", que significa "rocha". Esse nome era comum na época e foi dado a Simão, um pescador da Galileia que se tornaria um dos principais apóstolos de Jesus Cristo. Na tradição judaica, os nomes tinham um significado especial e muitas vezes refletiam as características ou missões da pessoa. Assim, ao dar a Simão o nome de "Pedro", Jesus já estava indicando simbolicamente o papel importante que ele desempenharia como a "pedra" fundamental sobre a qual a Igreja seria edificada. 

Ao mudar o nome de Simão para Pedro, Jesus fez isso com um propósito específico

A mudança não foi casual, mas sim um ato deliberado para marcar a nova identidade e missão de Simão dentro do plano divino. O nome "Pedro" foi escolhido para simbolizar a solidez e a firmeza que ele traria à comunidade dos discípulos de Jesus. Simão, o pescador comum, passou a ser conhecido como "Pedro", a rocha sobre a qual a Igreja de Cristo seria construída. Essa mudança de nome foi um sinal claro da autoridade e responsabilidade que Pedro teria como líder e fundamento da Igreja, conforme proclamado por Jesus na passagem de Mateus 16, 16-19. Desde então, Pedro tornou-se uma figura central na história cristã, com seu papel sendo honrado e reconhecido pela tradição e doutrina da Igreja Católica.

Referências:
Transcrito e adaptado de A Igreja, a Reforma e a Civilização, 5.ª ed., Rio de Janeiro, Agir, 1948, pp. 27-35.
Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 881.

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