Coroa do Advento: Saiba o Que É e Como Montá-la
A Simbologia das Velas
No primeiro domingo do Advento, acende-se uma vela, recordando o profeta Isaías anunciando a salvação e a vinda do Messias. No segundo domingo, outra vela é acesa em memória de São João Batista, precursor de Jesus. No terceiro domingo, uma vela rosa indica Maria, a bem-aventurada, trazendo o Salvador e a alegria da salvação. No quarto domingo, mais uma vela é colocada, representando Jesus e a alegria da salvação.
Na missa do Natal, uma vela branca é colocada mais alto, indicando a chegada de Jesus, a luz do mundo. As quatro velas retomam o costume judaico de celebrar a luz na humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais.
Leia também 👉 História de Nossa Senhora de Guadalupe
Em cada domingo, acende-se uma vela. Pode ser trazida na procissão de entrada da seguinte maneira: a cruz processional, a Vela do Advento, a Bíblia (ou Lecionário), de onde serão proclamadas as leituras. No momento da aclamação do Evangelho, um coroinha/acólito acende solenemente a vela. Terminada a proclamação, quem preside coloca a vela na Coroa do Advento.Aprenda a Fazer a Coroa do Advento
Curiosidade sobre as Cores das Velas
No Brasil, costumava-se usar velas roxas ou lilás e uma vela cor de rosa para o Domingo Gaudete. Atualmente, as velas coloridas (roxa, rosa, branca e vermelha) são mais comuns. Existem interpretações teológicas para as cores, que podem recordar manifestações de Cristo.
Comentários
Postar um comentário