Preparação para a Quaresma: 5 livros INDISPENSÁVEIS para ajudar a entrar no tempo da QUARESMA.

A Quaresma chegará antes que você perceba. Os livros são recursos úteis se você quiser reservar um tempo para orar e crescer em seu relacionamento com Jesus nesta Quaresma. Aqui estão cinco que acho que podem ser especialmente úteis. Você vai querer encomendar um ou mais em breve para recebê-los a tempo para a Quarta-feira de Cinzas.

Cada um destes livros ajudar-te-á a aprofundar o mistério deste tempo penitencial, para que possas aproximar-te da Páscoa com o coração pronto para o milagre da Ressurreição.

1. Meditações para a quaresma

Nesse livro você encontrará meditações diárias baseadas nos ensinamentos de Santo Tomás de Aquino, compiladas pelo frade dominicano Denys Mézard. São 63 reflexões para fortalecer sua jornada espiritual, começando no Domingo da Septuagésima e seguindo até o Sábado Santo. Este livro é um guia valioso para todos, desde os iniciantes até os mais experientes na vida de oração, ajudando a enriquecer sua experiência espiritual durante a Quaresma.

Link para o livro 👉 https://amzn.to/4bpEsph

2. Roteiro espiritual – Quaresma e Semana Santa

Este guia acompanha você em uma jornada espiritual desde a Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, seguindo o tema "Do Deserto à Ressurreição". O Roteiro Espiritual começa com o Retiro Quaresmal, criado pelo padre Paulo Sérgio, oferecendo 39 dias de orientações para orações diárias, momentos de reflexão pessoal, desapego e Confissão, preparando-o para a Semana Santa. Em seguida, as meditações para a Semana Santa, de 2 a 9 de abril, mergulham você nos mistérios de cada dia desse período especial. A obra também inclui a Via-Sacra, com o texto apresentado no Retiro de Semana Santa, um evento presencial em todas as missões do Shalom no Brasil. Este ano, o tema do retiro da Semana Santa é "Cristo humilhou-se e foi exaltado".

Link para o livro 👉 https://amzn.to/3Orv2QA

3. Meditações De Santo Afonso De Ligório Para A Quaresma

O livro contem as meditações de Santo Afonso de Ligório para viver bem o tempo quaresmal.

Meu irmão, se queres sempre crescer em amor para com Deus e progredir na perfeição, medita a miúdo na Paixão de Jesus Cristo, conforme o conselho que te dá São Boaventura. Quotidie mediteris Domini passionem. Especialmente nestes dias, que procedem a comemoração de sua morte dolorosíssima, guiado pelos sagrados Evangelhos, contempla com olhos cristãos tudo que o Salvador sofreu nos principais teatros de seu padecimento; isto é, no horto das oliveiras, na cidade de Jerusalém e no monte Calvário. — Santo Afonso Maria de Ligório

Link para o livro 👉https://amzn.to/489sQUG 

4. O Banquete do Cordeiro

Neste livro, o Dr. Scott Hahn mostra-nos toda a beleza e profundidade da Santa Missa. Um ex-protestante calvinista, doutor em Sagrada Escritura e especialista em Apocalipse, explica a Santa Missa à luz da Revelação de São João. Ao entrar em contato com os Padres da Igreja, percebeu aos poucos que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja de Cristo, a verdadeira sucessora das primeiras gerações de cristãos. Ele pôde perceber, assim como os primeiros cristãos, quanto a Santa Missa está relacionada com a Sagrada Escritura e que participar da Missa é vivenciar o céu. Antes de se converter ao catolicismo, Scott Hahn passou a assistir a Santa Missa e ficou maravilhado com o que viu a Bíblia estava diante dos seus olhos e quando ouviu pela primeira vez o sacerdote pronunciar as palavras da Consagração: "Isto é o meu corpo... Este é o cálice do meu sangue", sentiu que todas as suas dúvidas se dissiparam. Sendo conhecedor profundo da Bíblia, em especial do Apocalipse, entendeu que a Missa antecipava a festa de núpcias de Cristo com a Igreja, a Noiva do Cordeiro, que São João descreve no final do livro. Sentiu-se diante do trono do céu, onde Jesus é saudado para sempre como o Cordeiro de Deus. "Vamos ao céu quando vamos à Missa... A Missa é o céu na terra". Dr. Scott Hahn nos ajuda a mergulhar profundamente neste Santo Mistério. Prof. Felipe Aquino.

Link para o livro 👉 https://amzn.to/3wbxFiR

5. A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Esta obra é um compêndio dos escritos de Santo Afonso de Ligório sobrea Paixão de Jesus Cristo. Os textos foram reunidos na Opere Ascetiche di S. Alfonso Maria de Liguori, Volume . V, Roma, 1934. Santo Afonso se pergunta como é possível que tantos fiéis permaneçam indiferentes diante de Jesus crucificado, como se fosse algo irreal ou que sua Paixão e Cruz não tivessem relação alguma conosco. “Provavelmente lhes faltam meditar sobre a realidade da Paixão de Nosso Senhor”, conclui. Ele corrobora com Santo Agostinho que dizia não haver coisa mais útil para conseguir a salvação eterna do que pensar todos os dias nos tormentos que Jesus sofreu por nosso amor. Já Orígenes escreveu que o pecado jamais imperaria na alma que meditasse continuamente a morte de seu Salvador. Porém, não devemos considerar somente as dores e os desprezos que Jesus padeceu, mas também o amor com que Ele os suportou, pois os seus sofrimentos não foram unicamente para nos salvar, já que para isso bastava uma simples oração sua, mas também para nos manifestar todo o amor que Ele nos consagra e, assim, ganhar os nossos corações. Oh! felizes de vós, almas amantes, diz-nos Santo Afonso, citando o profeta Isaías: “meditais continuamente na Paixão de Jesus: com alegria tirareis água das fontes da salvação”.

Link para o livro👉https://amzn.to/3SM05Je

Leia também: Curso de Consagração a Nossa Senhora