A oração de São Bento: o que é, como fazer e quais os benefícios?

A oração de São Bento: o que é, como fazer e quais os benefícios

São Bento é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica. Ele foi o fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das mais antigas e influentes ordens monásticas do cristianismo. São Bento é considerado o patrono da Europa, dos monges, dos agricultores e das pessoas que sofrem de doenças ou tentações.

Uma das formas de honrar e invocar a proteção de São Bento é através da sua oração. Essa oração é composta por uma série de frases em latim que formam a sigla C.S.P.B., que significa Cruz Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento). Essa sigla está gravada na medalha de São Bento, um dos objetos mais usados pelos devotos do santo.

O que significa a oração de São Bento?

A oração de São Bento é uma forma de pedir a intercessão do santo contra os males que nos afligem, especialmente os espirituais. A oração é composta pelas seguintes frases em latim:

  • Crux sacra sit mihi lux! Non draco sit mihi dux! (A cruz sagrada seja a minha luz! Não seja o dragão o meu guia!)
  • Vade retro satana! Nunquam suade mihi vana! Sunt mala quae libas. Ipse venena bibas! (Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs! É mau o que me ofereces. Bebe tu mesmo os teus venenos!)
  • Eius in obitu nostro praesentia muniamur! (Na hora da nossa morte, sejamos protegidos pela sua presença!)

Essas frases expressam a fé em Cristo e a confiança em São Bento como um poderoso aliado contra as forças do mal. Elas também são uma forma de renunciar ao pecado e às tentações que nos afastam de Deus.

Como fazer a oração de São Bento?

A oração de São Bento pode ser feita em qualquer momento do dia, mas é recomendável que se faça pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. A oração pode ser feita com ou sem a medalha de São Bento, mas é importante que se tenha fé e devoção.

Para fazer a oração, basta seguir os seguintes passos:

  1. Faça o sinal da cruz e diga: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  2. Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria em honra a São Bento.
  3. Reze a oração de São Bento em latim ou em português, conforme a sua preferência.
  4. Termine com a jaculatória: São Bento, rogai por nós!
  5. Faça novamente o sinal da cruz.

Quais os benefícios da oração de São Bento?

A oração de São Bento é uma poderosa arma espiritual contra os males que nos cercam. Ela nos ajuda a:

  • Fortalecer a nossa fé em Deus e na sua providência.
  • Afastar as influências negativas e as ciladas do inimigo.
  • Obter graças e bênçãos para as nossas necessidades materiais e espirituais.
  • Viver com mais paz, harmonia e sabedoria.
  • Seguir o exemplo de São Bento na busca da santidade e da perfeição cristã.

A oração de São Bento é um tesouro da Igreja que devemos valorizar e praticar com frequência. Ela nos aproxima de Deus e do seu santo servo, que nos inspira e nos protege com o seu poderoso patrocínio. Que possamos sempre recorrer à oração de São Bento para vencer as dificuldades da vida e alcançar a salvação eterna. Amém.


Para conhecer mais sobre a medalha de São Bento recomendo a leitura do livro "A Poderosíssima Medalha de São Bento" de Dom João Baptista. Para comprar o livro basta clicar no link abaixo e você será direcionado a uma página na Amazon para adquirir o livro em promoção👇

📚 A Poderosíssima medalha de São Bento 👉https://amzn.to/3piFDDm 

Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre a doutrina católica de forma prática e acessível? Conheça agora mesmo a plataforma de cursos Reconquista, dos Arautos do Evangelho, e aprofunde sua compreensão sobre a fé cristã. Com conteúdo elaborado por especialistas em teologia e uma metodologia dinâmica, você terá a oportunidade de aprender de forma completa e aprofundada sobre a doutrina católica. Não perca mais tempo e faça parte dessa jornada de conhecimento!

👉 Plataforma de Cursos Reconquista