Antecipando a Quaresma: Quando Começa a Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas é uma das festas móveis no calendário litúrgico da Igreja. Não possui uma data fixa, como o Natal, celebrado todos os anos na mesma data.

Como é calculada a Quarta-feira de Cinzas?

Originalmente, a Quaresma nem sempre foi de 40 dias, pois começou com apenas alguns dias de jejum e, em alguns casos, meras 40 horas de preparação antes da Páscoa. Mais tarde, a Igreja adotou uma tradição de 36 dias de jejum, representando um "décimo" do ano calendário.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Concílio de Niceia (325) e posteriormente adotadas para o Cristianismo Ocidental no Sínodo de Whitby, o Domingo de Páscoa cai a cada ano no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio vernal.

Mas por que 46? Eu pensei que a Quaresma comemorava os "40 dias" de Jesus no deserto.

Os seis domingos da Quaresma não são considerados parte do "jejum quaresmal" oficial (todo domingo é uma lembrança especial da Ressurreição de Cristo), e assim, se subtrairmos seis de 46, obtemos os plenos 40 dias da Quaresma.

Quando é a data mais precoce que a Quarta-feira de Cinzas poderia ser?

A data mais precoce em que a Quaresma pode começar, contando a partir da data mais precoce da Páscoa, é 4 de fevereiro, com a Páscoa caindo em 22 de março.

Leia também: Curso de Consagração a Nossa Senhora

Leia também: 5 livros INDISPENSÁVEIS para preparação para quaresma.