Plano de Refeições sem Carne para a Quaresma de 2024: Receitas Incríveis para todas as Sextas-feiras


Sem ideias do que preparar para o jantar em uma sexta-feira sem carne durante a Quaresma? Não se preocupe, porque nosso planejador de oito refeições tem tudo o que você precisa!

Entre a Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, e a Sexta-feira Santa, 29 de março, há oito refeições em que os católicos são obrigados pela Igreja a abster-se de carne. Todos nós já fomos pegos desprevenidos em uma sexta-feira da Quaresma à noite. Vamos encarar — comer ovos mexidos ou pedir pizza pode ficar bastante entediante depois de algumas semanas.

No entanto, não se preocupe, porque temos um plano de oito refeições que cobre a Quarta-feira de Cinzas e as sete sextas-feiras seguintes da Quaresma. Escolhemos oito jantares sem carne que são fáceis de preparar e cheios de sabor. Além disso, cada artigo de receita incluirá receitas bônus, caso nossas seleções principais não chamem sua atenção, juntamente com algumas palavras de sabedoria que tornarão sua jornada quaresmal mais proveitosa.

Novas receitas aparecerão todas as terças-feiras de manhã, então marque esta página para que você tenha tempo de comprar os ingredientes. É claro que também aceitamos suas próprias receitas de refeições sem carne nos comentários abaixo.

Faça parte do nosso canal no Telegram: https://t.me/euprefirooparaiso

Quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro.

Para iniciar a sua Quaresma, aqui algumas receitas. E como as sextas-feiras sem carne não são exclusivas da Quaresma, você pode voltar a essas refeições o ano todo!

Com a Quaresma se iniciando, é útil notar que a abstinência não é algo exclusivo dessa época. Na verdade, em maio de 2011, os Bispos Católicos da Inglaterra e do País de Gales emitiram uma declaração com o intuito de restaurar a prática da abstinência de carne em todas as sextas-feiras do ano. Para alguns, isso provavelmente parecia um retrocesso, um retorno a uma regra desnecessária para os católicos que apenas querem um bom hambúrguer com sua cerveja após uma longa semana.

Muitos católicos ainda não percebem que as sextas-feiras — exceto as que coincidem com festas solenes — ainda são dias de abstinência. Tradicionalmente, isso significava abster-se de carne, mas o direito canônico permite que os bispos modifiquem a regra conforme acharem adequado, e muitos o fizeram, declarando que, embora a penitência de sexta-feira ainda permaneça, os católicos podem escolher a penitência, que também pode ser uma obra de caridade. Enquanto muitos católicos parecem ter perdido esse memorando e não fazem nada, cada vez mais estão retornando à prática tradicional de abster-se de carne por conta própria

Leia também: Curso de Consagração a Nossa Senhora

Leia também: 5 livros INDISPENSÁVEIS para preparação para quaresma.

Transformando a abstinência em um hábito

As sextas-feiras sem carne não apenas unificam os católicos, fomentam um senso de comunidade e fornecem um testemunho para a cultura mais ampla, mas também tornam a penitência de sexta-feira mais prática. Em vez de tentar decidir (ou lembrar) que penitência assumir, um católico pode se acostumar ao hábito de não comer carne toda sexta-feira, o que pode ser compartilhado com outros católicos (como algumas pessoas ao redor da sua mesa de jantar). Além disso, é reconfortante saber que reduzir o consumo de carne é melhor para o meio ambiente e para a saúde. (É claro que os católicos que já são vegetarianos ou veganos ainda teriam que encontrar outra penitência para a sexta-feira.)

Provavelmente, o maior desafio das sextas-feiras sem carne é ouvido naquele grito eterno nas cozinhas por todo o país no final da tarde: O que vou fazer para o jantar? Os cozinheiros de casa em décadas passadas com certeza ficariam com inveja de todos os recursos que nós, modernos, temos para encontrar opções, como a internet, onde há mais receitas sem carne do que jamais poderíamos esperar experimentar.

Se você sempre se absteve de carne nas sextas-feiras ou está apenas ouvindo falar da prática e quer começar, aqui estão algumas receitas originais da Aleteia para ajudá-lo no caminho.

1º Receita: Quiche de São Pierre.

Essa receita é ótima para impressionar os convidados porque qualquer coisa francesa parece muito sofisticado.

Ingredientes (serve 4–6)

  • 4 ovos médios
  • 1 ½ xícara de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga, derretida
  • 170–225 g de carne de caranguejo (ou mais se você preferir; eu prefiro mais), desfiada
  • ¾ xícara de queijo suíço, ralado
  • ¾ xícara de queijo cheddar, ralado
  • 1 cebola pequena, picada
  • ¼ xícara de espinafre, picado (opcional)
  • 1 dente de alho, esmagado
  • ¼ colher de chá de Tempero para Frutos do Mar 
  • 1 colher de chá de salsa, picada
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 crosta de torta pronta de 23 cm (ou uma crosta de torta caseira, se você for tão bom)

Instruções: Pré-aqueça o forno a 175°C. Refogue a cebola picada na manteiga. Uma vez que estiver quase translúcida, adicione o alho esmagado e mexa. Retire do fogo após alguns momentos. Em uma tigela grande, bata os ovos e o creme de leite completamente. Misture a carne de caranguejo, espinafre picado, queijo suíço e queijo cheddar. Adicione a cebola e o alho, o tempero, o sal e a pimenta, e combine bem. Despeje na crosta de torta e asse por 45 minutos ou até que a quiche esteja firme. Deixe esfriar por 5 minutos antes de cortar.

Notas: Camarões pequenos também funcionariam em vez de caranguejo aqui ou dispense completamente o fruto do mar. Sirva com uma salada simples, um pão francês e um vinho leve e você terá uma refeição agradável em qualquer noite do ano.

Outra  versão mais simplificada você pode acompanhar no vídeo abaixo.


Quiche de caranguejo.

Ingredientes:

  • 220 gramas de carne de caranguejo;
  • 1 xícara de maionese;
  • 2/3 de xícara de queijo parmesão;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 1 1/2 colheres de sopa de cebolinha;
  • Sal;
  • Merkén;
  • Pimenta do reino;
  • 50 barquinhas de massa para coquetel.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a temperatura média

Em um recipiente adicione o a carne de caranguejo desfiada, queijo parmesão, creme de leite, maionese, merkén, cebolinha e misture.

Recheie as barquinhas de massa para coquetel com a mistura e asse de 5 a 7 minutos.

Sirva! 

E agora é só aproveitar essa receita deliciosa!

Sexta-feira, 16 de fevereiro – Tostadas de Caranguejo

Tostadas de Caranguejo







Sexta-feira, 23 de fevereiro – Torta de Feijão Real Coroada com Batata

O link da receita será postado aqui na terça-feira, 20 de fevereiro .

Sexta-feira, 1º de março – Tigelas de feijão preto cubano

O link da receita será postado aqui na terça-feira, 27 de fevereiro .

Sexta-feira, 8 de março – Berinjela Recheada com Atum

O link da receita será postado aqui na terça-feira, 5 de março .

Sexta-feira, 15 de março – Sopa de Brócolis e Cheddar

O link da receita será postado aqui na terça-feira, 12 de março .

Sexta-feira, 22 de março – Lasanha de Espinafre

O link da receita será postado aqui na terça-feira, 19 de março .

Sexta-feira, 29 de março (Sexta-feira Santa) – Peixe grelhado biblicamente

O link da receita será postado aqui na terça-feira, 26 de março .


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem